quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

E o Verbo se fez carne!


'Alegremo-nos todos no Senhor: hoje nasceu o Salvador ó Redentor do mundo, do eterno Pai gerado já bem antes do universo qual Filho bem- amado. A glória deste dia atesta um fato novo, que vós, do Pai descendo, salvastes vosso povo. E nós, por vosso sangue remidos como povo, vos celebramos HOJE, cantando um canto novo.'' ( Extrato do Hino das Vésperas do Natal do Senhor)
       Irmãos meus, raiou para nós um novo dia! Deste dia tão beatíssimo; tão augustíssimo, exortava Santo Agostinho no séc. V: '' Celebremos com alegria a vinda da nossa salvação e redenção. Celebremos este dia de festa, em que o grande e eterno Dia, gerado pelo Dia grande  e eterno, veio a este nosso dia temporal e tão breve.'' 
     Vede diletos no Senhor: O Filho, o Bem- Amado do Pai; ''O grande e eterno Dia'' , o Verbo pelo qual todas as coisas visíveis e invisíveis, tu e eu fomos criados assumira à nossa humilde condição! Como se pode conceber? Como? Como o Criador atinje como que um alvo a criatura; rebaixa-se para reconciliar o Homem sujeitado pelo Pecado de Adão, o mistério da iniquidade? Eis aí: O mistério da Encarnação. Mistério impregnado do amor da Trindade Santíssima! A epístola a Tito, que a Missa das Primeiras Vésperas desta Solene Liturgia nos reserva diz: ''Manifestou-se a bondade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor pelos homens.'' ( Tt III, 4) Tal revelação dá-se com justeza no Verbo que se encarna. Nesta Revelação messiânica, única e imutável, o ''céu e a terra trocam os seus dons''. O admirável intercâmbio!
     Jesus,   tu sois o novo Adão, destrois na  tua carne  imaculada a carne do pecado! Temos o Deus de Abraão, Isaque e Jacob próximo a nós. Ele veio armar à sua Tenda entre nós, ou seja, veio ser o Caminho e o Irmão junto a nós.Vive em tudo a condição humana, para que, por esta mesma, diga-nos que somos Filhos do céu!  O Advérbio ''Hoje''  é a palavra chave da Liturgia da Missa, porque este Mistério atualiza-se no Mistério da Eucaristia! ''Hoje é o dia da Salvação!'' O Natal do Filho de Deus, aponta à eternidade; ao absoluto, a satisfação plena que dar-se-á quando Ele vier em sua glória revestido de Poder e Majestade! Não se reduza a Solenidade desse dia ao ''ANIVERSARIANTE JESUS!'' Isto é ínfimo ao que as Escrituras Sagradas e a sã doutrina nos ensina! ''Alegremo-nos todos no Senhor: hoje nasceu o Salvador do mundo, desceu do céu a verdadeira paz!'' ( Antífona da entrada)
   Santa Natividade de Nosso Senhor Jesus Cristo a vós e às vossas famílias!  FELIZ NATAL!!!!!!!!!!!!!!!!!!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário