quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Maria com o seu silêncio operante a nos formar.


'Viva a Mãe de Deus e nossa sem pecado concebida! Viva Virgem Imaculada a Senhora Aparecida!'' Será assim que da aurora ao pôr-do-sol desse solene dia o cristão romeiro saudará a Senhora Maria.

Ao celebrarmos tal Solenidade, a Liturgia nos propõe a página da Escritura Sagrada em quê é narrada as núpcias em Caná da Galileia.''Houve um casamento em Caná da Galileia. A mãe de Jesus estava presente(...) Como o vinho veio a faltar, a mãe de Jesus lhe disse: ''Eles não têm mais vinho.'' Jesus respondeu-lhe: ''Mulher, por que dizes isto a mim? Minha hora ainda não chegou.'' Sua mãe disse aos que estavam servindo: ''Fazei tudo o que Ele vos disser.''( cf. Jo 2, 1-5) 

Imaginemos a situação dos numbentes numa das horas mais cruciais de suas vidas. Faltou o vinho! E os convivas? E toda a celebração nupcial? Momento de regozijamento, tão caro ao crente judeu! Eis a bendita mediação: A Mãe de Deus. Diz-nos dela São Josemaría Escrivá: ''Sentes que, por momentos, te faltam as forças? -Por que não o dizes à tua Mãe?'' (Caminho, 515).

Maria é toda solícita. É a Mãe atenta às nossas necessidades. Com Nossa Senhora aprendemos ir até Jesus Cristo. Ela nos ensina a virtude do discipulado que é a escuta. Eis que foi preciso os serventes interromper o labor e ''escutar'', pois foi daí que foram até ao Divino Mestre. Primeiro o discipulado ''Fazei tudo o que Ele vos disser.'' E só assim o apostolado.

Tributando os louvores a Virgem Mãe, sob o auspício de Nossa Senhora Aparecida merece sublinhar a eucologia pós- comunhão extraída do Missal Romano: ''(...) dai ao povo , sob o olhar de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, irmanar-se nas tarefas de cada dia para a construção do vosso reino.''

Em Maria Santíssima todo cristão deve enaltecer e copiar duas virtudes: a ''Escuta'' e o ''Fiat'', destarte saberá, mesmo na transmutação dos valores, fazer o Reino de Deus acontecer, pois este é superior as vãs ideologias dos tempos hodiernos.

Roguemos sem cessar a intercessão da Virgem Mãe Aparecida! A ela confiemos a ''Terra de Santa Cruz'' e junto ao seu Beneditíssimo Filho conceda-nos o que ora nos falta.

                             Nossa Senhora da Conceição Aparecida, ora pro nobis !

Nenhum comentário:

Postar um comentário