quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

O Tempo do Advento e o Natal do Senhor


''Então é Natal... e o que você fez o ano termina e nasce outra vez!''
          Nos diversos ambientes que costumamos frequentar já, mais uma vez, faz-se ecoar em nossos ouvidos esta canção ou similar. E logo, como que espantados, dizemos: Meu Deus! Já é o final do ano. Pois bem é a realidade, o ano civil de 2011 já chega ao seu crepúsculo. Todos os anos o mesmo ritmo: Papai Noel, mobília nova, roupa nova, ceia, amigo secreto e alhures.
          E o Natal do Senhor, aonde fica? Será que ele ainda existe em nossas famílias? Como bem celebramos o Mistério da encarnação do ''Logos'' ; do Verbo sempiterno de Deus? 

       Ateus e pagãos festejam o Natal como que apenas uma data comemorativa do calendário civil; um feriado a mais para reunirem-se com os seus e, incônscios, o banalizam; o profanam com as bebedeiras, comilanças e o resultado são as discórdias; as querelas que ficam entre os mesmos.  E o cristão? Este é o responsável em ''cristianizar'' quão grande Solenidade. Diz o Papa São Leão Magno:'' reconhece, ó cristão, a tua dignidade!'' Natal: Deus visitou o seu povo! 

    Para bem vivermos e celebramos o Sacrossanto Natal do Senhor, a Igreja, pedagogicamente, celebrará em quatro domingos, com o Tempo do Advento, esta preparação. Um Tempo favorável em que observaremos na Liturgia, por meio da Palavra de Deus, o estabelecimento do novo tempo; o ''kairós'' o tempo da graça. Deus que sempre se volta para o seu povo para que este se converta.

      O Advento, tempo da espera; da vigilância, nos conduzirá a conversão. Ouviremos, sobretudo nos dois primeiros domingos, a pregação ousada de João Batista. O profeta Isaías. É imerso na atmosfera do Santo Advento que bem celebraremos o Natal. Celebrá-lo no hoje é fazermos memória deste quão sublime mistério na esperança, de quê, como concidadãos dos santos, aguardamos o Dia do Senhor! A segunda e definitiva vinda do Senhor, onde Ele, como o Divino Legislador; o Justo Juiz, dará o veredicto eterno. 

       ''Quem espera sempre alcança. Espera com esperança e confiança! Vede os agricultores esperam os frutos de suas semeaduras. Apreciai as gestantes que mesmo em suas dores, esperam o ditoso fruto do seu ventre. Quem espera sempre alcança!'' Ademais, aguardamos o Menino da manjedoura de Belém; '' sob véus de humildade.'' O Príncipe da Paz; nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A Esperança.

        Desejo um frutuoso Tempo do Advento para que, na Noite Santa, unamo-nos ao coros angélicos; a milícia celeste; aos mártires; aos confessores a Igreja triufante, padecente e peregrina que em uníssono entoará: ''Gloria in cælis et in terra pax hominibus bonæ voluntatis!'' A ele que é Deus com Pai no Espírito pelos séculos dos séculos.'' Amém.



Nenhum comentário:

Postar um comentário